SALA “MONSTROS INCOMPREENDIDOS”

by Rodrigo Gontijo & Mau Jabur (2019)

Instalações interativas para a exposição A BELEZA SOMBRIA DOS MONSTROS: 10 ANOS DE A ARTE DE TIM BURTON.

A exposição apresenta de forma inédita e gratuita o universo de Tim Burton com participação direta do artista, em celebração ao aniversário de 10 anos da publicação do livro “The Art of Tim Burton” (2009), obra que compila os 40 anos de sua arte.

A sala “Monstros incompreendidos” interpreta o capítulo 1 do livro abrindo a exposição e consiste em reinterpretações de dispositivos pré-cinema automatizados para criar a magia do universo do autor.

 

BRAIN MACHINE CAVE by Mau Jabur (2018-2019)

A instalação Brain Machine Cave trabalha com estímulos visuais e sonoros para induzir ondas cerebrais e levar os participantes a novos estados mentais: de meditação à alucinações coloridas e até mesmo sonhos lúcidos! 

Nesta instalação a pulsação da luz e os sons binaurais levam as ondas cerebrais a estados cada vez mais profundos, Baseada em conceitos de Neurociência que estão sendo estudados há 200 anos.

Esta instalação foi apresentada no Projeto Estufa 2018 / SPFW, Wired Festival 2018 e no “Zonas de Compensação 6.0” do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA do instituto de Artes da Unesp.

 

PARREIRA INTERATIVA NESTLÉ

by Mau Jabur & Lina Lopes (2019)

A convite da Nestlé, Mau Jabur e Lina Lopes desenvolveram para a 12ª Campus Party a “PARREIRA INTERATIVA”, uma instalação para trazer possibilidades para o futuro da Páscoa. A parreira tangibilizou uma proposta conceitual de atravessar multiversos, em que 180 ovos de Páscoa se movimentavam de forma ondular conforme as pessoas caminhavam por baixo deles.

 

O projeto nasceu no We Fab em 2018, onde alunos da FGV realizaram ideação e protótipo com mentoria de Mau Jabur. A prototipagem e execução da estrutura cinética foi realizada no LILO.ZONE por Mau e Lina, que fizeram diversos estudos de mecanismos até desenvolver a versão final com carretéis de linha e sensores de piso.

 
 

Emergent Bots - CarDume

por Rodrigo Rezende e Mau Jabur (2019)

EmergentBots - CarDume é uma série de exposições interativas e oficinas resultantes do projeto  de investigação sobre comportamentos emergentes, algoritmos genéticos e inteligência artificial apoiados por hardware open source desenvolvido especialmente para esta aplicação. 

Atividades foram apresentadas em 2019 no Festa! Festival de Aprender 2019 - Sesc Ipiranga, Festival Ruckus Constructus do Avenues: The World School, FAVELA•HACKLAB - Alto Vera Cruz em Belo Horizonte  e na edição 20 do FILE - Festival Internacional da Linguagem Eletrônica.

PARREIRA INTERATIVA 2 NESTLÉ

by Mau Jabur & Lina Lopes (2019)

Após o sucesso da Parreira de Páscoa na 12ª Campus Party, a Nestlé decidiu aplicar o projeto no Extra Morumbi, trazendo uma experiência inovadora na escolha dos Ovos de Páscoa para os clientes do supermercado. Uma segunda versão da parreira tecnológica possui sensores, produz sons e movimentos conforme a aproximação dos visitantes. Movimentos de chacoalhar simulam coelhos escondidos atrás dos ovos, causando surpresa e curiosidade. Ao aproximar-se do final do caminho, o visitante entra em uma toca em que um dos ovos o escolhe, descendo da parreira e desejando “Boa Páscoa!”.

 

Residência “MAPAS INTERATIVOS (SandBOX)”

Com Rodrigo Rezende e Mau Jabur (2018)

Rodrigo Rezende e Maurício Jabur (MauMaker) nesta Residência Artística implementaram um  construção coletiva, junto ao público, de um sistema mapeado de projeção topográfica, assim como desenvolveram alguns usos criativos para ela.

 

Os encontros foram abertos ao público e contaram também com a mediação dos educadores do Espaço de Tecnologias e Artes.

O sistema foi desenvolvido utilizando drivers de kinect e o framework de interatividade Processing de codigo aberto.

 
 
 

ICEBERG

Fernando Velazquez

Robótica, eletrônica e programação Mau Jabur (2018)

Instalação multimídia na qual lasers acoplados a totens de madeira desenham um grid ortogonal, como paralelos e meridianos em um mapa, em alusão à geografia e ao território. Cada totem – cuja estrutura formal remete à vegetação do mangue – é uma pequena estação inteligente que conta com um microcomputador e um sensor. Em conjunto, os totens se comunicam entre si, via wifi. Utilizando dados da movimentação do público na sala, como velocidade, posição e distância, um algoritmo de inteligência artificial altera a posição dos feixes de laser modificando a configuração do território. Por baixo dos feixes de laser, no chão da galeria, é projetada uma animação em vídeo que apresenta de maneira alegórica e sintética o conhecimento acumulado pela humanidade – alfabetos, mapas, patentes, documentos, fórmulas, fotografias – em um sistema que contrasta a inteligência artificial dos algoritmos e máquinas com a inteligência humana.

Posto do Futuro

por Nove9 e Mau Jabur (2011)

Projeção Mapeada realizada na Praia de Copacabana em 2011

Transformando um prédio existente através de elementos projetados, fizemos uma viagem pela arquitetura do início do século até o futuro.

Ipiranga 3’33”

by Binho Dias & Mau Jabur (2010)

Projeção Mapeada realizada no museu do Ipiranga em 23/03/2010.

Showcase para demonstração de tecnologia de mapeamento de imagem com múltiplos projetores, animações, vídeos e sincronia musical.

Pinball: Resgatando materiais e emoções - FILE (2016)

O simulador de fliperama Pinball foi realizado resgatando materiais usados como a tela de uma televisão, um antigo monitor e um computador, combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas como o corte a laser.

Trata-se de um resgate às lembranças de infância e adolescência do autor, bem como de muitos que viveram nas décadas de 70 e 80.

Uma de suas laterais foi equipada com acrílico transparente de forma a demonstrar seu interior. O restante do gabinete é feito em MDF, o que lhe confere uma textura agradável e natural.